domingo, 29 de outubro de 2017

RESENHA DO LIVRO: O ATENTADO - YASMINA KHADRA


O ATENTADO
AUTOR: YASMINA KADRA
PROJETO GRÁFICO: EVELINE TEIXEIRA
SÁ EDITORA / Ano: 2006/ 253 PÁGINAS.
Primeira obra que leio (que me lembro) de um escritor árabe. Li “Eu sou Malala”, (que também aborda o mundo árabe), mas foi escrito por uma escritora londrina, Cristina Lamb. Os romances de Yasmina Kadra, pseudônimo de Mohammed Moulessehoul (Argélia- 1955) já foram traduzidos em mais de dezessete países e chegou até mim... é louco isso, né?.
Engana-se quem acha que a história só começa a partir da notícia de uma mulher-bomba explodindo-se dentro de um restaurante lotado. O buraco é muuuuito mais embaixo e vários questionamentos vêm à tona no decorrer da leitura. O que levaria uma mulher aparentemente feliz, com uma vida financeira e relacionamento estáveis a explodir-se e matar várias pessoas? Nosso conceito de felicidade às vezes é tão chulo, tão vazio... E porque não estamos preparados para o que não é óbvio e esquecemos de ler as entrelinhas?
O livro aborda sobre pré-conceitos raciais, étnicos, religiosos, fanatismo, manipulação e os cenários são a cidade de Tel Aviv (segunda maior cidade de Israel), Belém (Palestina) e Janin (terceira maior cidade da Cisjordânia).
Este livro ganhei da minha amiga Camila Andrade.
Curti pacas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...